ABREA - Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto

 

 

    Veja aqui documentos e fotos de nossa luta desde 2003

 

Acidentados e doentes pelo trabalho agora tem seu dia

 

O projeto de lei  proposto pelo deputado Roberto Gouveia (PT-SP), que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser comemorado anualmente no dia 28 de abril, foi sancionado em 25.5.2005 e agora é  a Lei federal de  nº. 11.121.

Em sua justificativa, o autor do PL informa que os portadores de problemas de saúde adquiridos no trabalho podem ser  exemplificados como os expostos ao amianto, à sílica e às radiações ionizantes, os intoxicados por mercúrio, organoclorados e pesticidas.

Gouveia explicou que o dia 28 de abril foi internacionalmente criado em 1969, em decorrência de uma explosão na mina de Farminghton, nos Estados Unidos, onde morreram 78 mineiros. O parlamentar reforçou a importância da data na luta por ambientes de trabalho livres do risco de doença, morte e alienação.

“A motivação desse projeto é criar uma data que permita a reflexão sobre as condições de trabalho, na certeza de que um outro mundo do trabalho é possível. Queremos relembrar nossos mortos e lutar pela vida”, defendeu o deputado.

    Jornal 2007 



[Página principal]        [O que é Amianto?]        [O que é a ABREA?]      [O que é a Rede BAN ASBESTOS?]

 [História]   [Amianto no Brasil]  [Cronologia das Ações no Brasil ]  [Informações Atualizadas 01  02]   [Uso Controlado?]

  [Leis, Decretos, Convenções e Resoluções]  [Leis Estaduais e Municipais de Banimento do Amianto]  [Panorama Mundial de Proibição] [Invisibilidade Social das Doenças] 

[Bibliografia]     [Documentos Resoluções e Congressos]   [Links]