ABREAAssociação Brasileira Dos Expostos Ao Amianto


ABREA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DOS EXPOSTOS AO AMIANTO

A ABREA é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e foi
fundada em 9 de dezembro de 1.995 em Osasco com os seguintes objetivos:

  • Aglutinar trabalhadores e os expostos ao amianto em geral
  • Cadastrar os expostos e vítimas do amianto
  • Encaminhar os expostos para exames médicos
  • Conscientizar à população em geral, trabalhadores e opinião pública, sobre
    os riscos do amianto e existência de produtos e tecnologias substitutas
  • Propor ações judiciais em favor de seus associados e das vítimas em geral
  • Integrar-se a outros movimentos sociais e ONG’s pró-banimento a nível nacional
    e internacional
  • Recuperar ambientes degradados pela indústria do amianto
  • Lutar para o banimento do amianto

A ABREA É

Decretada de Utilidade Pública Federal através da Portaria n.º 2.413 de 16 de dezembro de 2.005 do Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Justiça, Departamento de Justiça, Coordenação de Justiça, Títulos e Qualificação Divisão de Outorgas, Títulos e Qualificação. Decretada de Utilidade Pública Estadual através da Lei n.º 11.703 de 21 de maio de 2.004 da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Declarada de Utilidade Pública Municipal através da Lei n.º 3.726 de 05/12/2002 da Municipalidade de Osasco/SP.

REDE BAN ASBESTOS / BAN ASBESTOS NETWORK

Rede constituída por cidadãos de todos os continentes que se dispõe a doar parte de seu tempo voluntária e sem remuneração em prol da defesa de um mundo sem amianto. Foi constituída durante o Seminário Internacional sobre o Amianto: Uso Controlado ou Banimento?, ocorrido em 28-30 de Março de 1.994 em São Paulo, promovido pela Fundacentro-Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho e as centrais sindicais, CUT-Central Única dos Trabalhadores e Força Sindical.

Deste evento resultou a Declaração de São Paulo, documento-guia que norteia as ações da Rede em todo mundo, ação esta descentralizada em coordenações regionais, entre as quais a Rede Virtual-Cidadã pelo Banimento do Amianto na América Latina, cuja coordenadora é Fernanda Giannasi.

A Rede Mundial Ban Asbestos tem como objetivos lutar por um mundo desamiantizado (asbestos free world) e é composta por ONG’s-organizações não-governamentais e movimentos sociais das Américas, Ásia e Europa, como a Federação Européia Ban Asbestos (Ban Asbestos European Federation-BAEF), que organizou o Seminário Internacional BASTAMIANTO em 17 e 18 de Abril de 1.993 na Itália, cujo documento final é o Apelo de Milão, referendado por todos os presentes ao evento e renomados cientistas em todo o mundo.

София plus.google.com/102831918332158008841 EMSIEN-3
image

Memorial

Memorial da vítimas contaminadas pelo amianto. Uma homenagem aos nossos inesquecíveis heróis para que suas mortes não sejam em vão.

image

ABREA - Função Social

Lutar para o banimento do amianto e conscientizar à população em geral, trabalhadores e opinião pública, sobre os riscos do amianto.

image

Vítimas e ativistas anti-amianto

Conheça as entidades internacionais que lutam pelo banimento do amianto;